quarta-feira, 31 de março de 2010

Les enfants terribles

  Vee Speers - The Birthday Party

Então, é o seguinte:

1. Eu, concentrado, circunspecto, almoçava, quando vi minha sobrinha, que já tem quase cinco anos, pegando no garfo com destreza, copiando movimentos adultos,  misturando rapidamente a comida simples que lhe fora imposta desde indigente de mente, comendo, rindo, sem reclamar. Saí da mesa chorando.
 
Get over the sorrow, girl
The world is always going to be made of this ¹

2. Eu estou fazendo estágio. Eu dou aula para crianças de 9 e 10 anos. Eles me perguntam coisas simples. Eu respondo. Eles se espantam porque eu sei. Eu me espanto com a inocência. Eu me entristeço com a inocência. Eu tenho dó de mim por ter muita, muita dó deles. Eu tenho vontade de abraçar cada um e pedir desculpas. Não sei pelo que, mas desculpas. E pedir que me entendam. E que não me julguem. E que me ajudem a superar o dia.
 
All the stillborn love that could have happened
All the moments you should have embraced
All the moments you should have not locked up ²

3. Pensadores do mundo inteiro podem me trazer frases de efeito sobre a infância em  enormes cornucópias. Que os infantes sabem de tudo. Que são professores para os adultos. Que são etc. Nenhuma, mas nenhuma mesmo, me serve hoje. Nem considero que sirva a eles. Tenho pena porque...porque alguns deles podem ter uma experiência dolorosa de vida que muitos têm. Pão na mesa mata fome da carne. E só. Eu poderia ser a pessoa mais feliz da minha geração se isso fosse o suficiente.

To shut yourself up
Would be the hugest crime of them all
Hugest crime of them all
You're just crying after all
To not want them humans around any more ³

--
¹ Björk - Pneumonia.
² Idem.
³ Idem.